COGNIÇÃO

Cyberspace CodeX e a Teoria da Gestalt
De todas as Teorias da Cognição que foram apresentadas, a que se destaca mais em Cyberspace CodeX é, sem dúvidas, a Teoria da Gestalt.
Baseada na ideia de percepção, estímulo a construção racional por meio do exercício e na análise de comportamentos, Cyberspace CodeX bebe muito dessa fonte ao implementá-la em suas mecânicas principais e secundárias, sendo que isso faz parte de um dos pilares estabelecidos no escopo base do projeto.

Cyberspace CodeX deve abrir mão da ação dinâmica em prol da jogabilidade estratégica e analítica. A capacidade de estudar movimentos, raciocinar e pensar nas melhores soluções deve ser valorizada durante todo o gameplay

Nesse jogo, portanto, temos a aplicação da Gestalt em vários segmentos que vão desde a interação do Jogador com a Interface até a progressão da Narrativa e da Jogabilidade, que recebe adições em seu grau de complexidade, tornando necessária a compreensão implícita de vários princípios dessa Teoria para que o Jogador tenha êxito.

A Mecânica de Reação
Uma das principais características de Cyberspace CodeX em sua jogabilidade Tactics é a Mecânica de Reação.
Para compreendê-la, é necessário entender que cada Habilidade dos Personagens Aliados e Inimigos possui um Tipo específico (Nulo, Cinético, Psiônico, Eletromagnético e Binário).
A Mecânica de Reação foi implementada de forma a adicionar um grau de complexidade na batalha contra os Inimigos. Através dela, um Personagem, seja Aliado ou Inimigo, pode ser imune a um Tipo específico de Habilidade, ignorando totalmente seus efeitos e até devolvendo parte do prejuízo que ele iria sofrer diretamente para seu agressor.
Essa imunidade só pode ser percebida no momento que uma Habilidade do determinado Tipo é usada contra o Personagem.
Alinhando com a Teoria da Gestalt, vemos que a Mecânica de Reação é, basicamente, a necessidade de compreensão e análise da situação para que se tenha plena consciência das melhores ações a serem tomadas.
Puramente, a Mecânica de Reação se trata da contínua alimentação dos Insights do Jogador, forçando-o a raciocinar e analisar a situação que ele se encontra para tomar as melhores decisões.

A Mecânica de Combo
Aliada a Mecânica de Reação, o Combo se torna um estímulo ao Insight e ao raciocínio.
Essa Mecânica consiste no Personagem Aliado usar um conjunto de habilidades em uma ordem específica ao longo de uma determinada quantidade de turnos. Caso essa sequência seja feita corretamente, o poder de sua última Habilidade será amplificado.
Essa Mecânica foi criada pensando em alimentar o desejo de experimentação e forçar sempre o Jogador a pensar no fator Risco - Recompensa. Utilizar várias Habilidades pode, por exemplo, desencadear uma Reação em um inimigo e colocar tudo a perder, sendo que, por outro lado, um Combo completo teria efeitos devastadores na Missão.
Dessa forma, o Combo serve como um estímulo para forçar constantemente a tomada de decisões e o pensamento estratégico no Jogador.

O Sistema de Programação
Diversas Habilidades, com graus de poder e efeitos diferentes ficarão a disposição do Jogador para serem utilizadas e combinadas em um Sistema de Programação baseado em conceitos de Lógica. Esse Sistema espelha diretamente a premissa básica da Parte pelo Todo da Gestalt.
Saber como cada uma das Habilidades funcionam e ter a noção de como combiná-las dentro de estruturas lógicas (como loops, sequências estruturadas e condicionais) prova que essas Habilidades juntas tem um efeito diferente da soma de suas partes em separado.
Em uma Missão, se paralisar um Inimigo e atacá-lo no Turno seguinte pode ser uma grande vantagem, compreender que você pode utilizar ambas as Habilidades juntas através de uma sequência lógica estruturada para formar um efeito ainda maior faz parte da curva de aprendizado de Cyberspace CodeX e, paralelamente, com a base da Teoria da Gestalt.

A Interface do Sistema Operacional
A busca pela quebra do metajogo (a sensação de estar jogando algo, a percepção de que está em uma realidade alternativa) fez com que a escolha óbvia para o estilo da Interface de Cyberspace CodeX fosse emular a interface utilizada em Sistemas Operacionais cotidianos.
Dessa forma, apelamos para o princípio de Semelhança entre a nossa Interface e a dos Sistemas Operacionais usuais. Usando de características parecidas (como a iconografia, a distribuição dos elementos e a forma) podemos dar ao Jogador a sensação de algo conhecido, de ter noção da navegação através de suas experiências passadas, sem precisar de tanto esforço para compreender a relação Causa e Consequência na navegação da Interface de Sistema Operacional de Cyberspace CodeX.